quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Black sun Void - Spectral

Black Sun Void - Spectral

Gênero: Drone Doom/Dark Ambient
Ano: 2016

Spectral é o terceiro álbum de estúdio do Black Sun Void, e um dos mais espetaculares de sua extensa discografia, a começar pela capa; fantástica por si só.
O álbum tem apenas três musicas bem longas, e ao contrario do trabalho anterior, Waves of Blood, as faixas são bem mais desenvolvidas, sem aquele clima caótico e altamente experimental que dominava cada aspecto das musicas do álbum anterior. Spectral também é diferente do primeiro álbum, que tinha uma atmosfera meio Doom Metal, e dessa vez, o protagonista da vez é o gênero Drone Doom, que aparece em sua forma mais tradicional, bem semelhante ao que bandas como Sunn O))) (principal influencia da banda), Nadja e Black Boned Angel praticam.
Uma outra coisa diferente nesse álbum em comparação com anterior é que os vocais retornaram, deixando a assimilação das musicas mais fácil.
A primeira faixa do álbum, “the sleeping prophet” é baseada no profeta Edgar Cayce, um dos maiores paranormais da America, que possuía a habilidade de prever o futuro enquanto dormia. De fato, os vocais sussurrantes que aparecem em quase toda a musica se assemelham á previsões do futuro, embora seja praticamente impossível  entender alguma palavra proferida. Essa musica chega a ser bem tradicional, com um riff dominante que lembra vagamente a musica The Smiler, da banda  Teeth of Lion Rule the Divine, com a diferença de aqui o clima tem um quê de jazz, com uma guitarra secundaria fazendo inúmeros solos atonais que se perdem em meio ao peso da guitarra principal, sendo que é necessário extrema atenção para conseguir ouvir cada nuance da faixa.
A segunda composição, Sculpture, é a mais sombria do álbum, com clima enigmático que se torna mais denso quando mais uma improvisação jazzística contracena com o instrumento principal, criando uma atmosfera que remete ao álbum Medicine, do musico de Dark Ambient/Drone, Mark Broude. Os vocais dessa faixa são mais falados, sussurrando frases que tornam a ambientação ainda mais enigmática.
A terceira e ultima faixa do álbum, alem de possuir um titulo enorme, R.U.I.N.S. (Rise of the Ultimate Impurity from Negative Spectre) é a musica mais longa do CD, possuindo mais de vinte e cinco minutos, e não possui vocais, e na verdade nem precisa; Os instrumentos já falam por ela. O grande diferencial dessa musica em relação ás outras faixas, é que ela vai se desenvolvendo aos poucos, mudando de forma bem sutil a ambientação. A faixa começa com uma sonoridade Ambient, com um clima melancólico, que vai se tornando mais apocalíptico quando uma guitarra super pesada (a lá Nadja) contracena com o instrumento de apoio, criando uma espécie de marcha hipnótica que continua até mais ou menos o meio da musica, que a partir de então, é dominada por paredes sonoras bem densas e melancólicas ao mesmo tempo. No final da musica, uma espécie de teclado fúnebre entra em cena, preparando terreno para o final épico.
Pra finalizar, aviso que esse álbum é excelente, levando a musicalidade do Black Sun Void a um outro patamar de qualidade. Se você aprecia Sunn O))), Nadja, Earth e Asva, precisa baixar esse álbum.

01 The Sleeping Prophet - 18:58
02 Sculpture - 12:44

03 R.U.I.N.S. (Rise of the Ultimate Impurity from Negative Spectre) - 26:07

Download bandcamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário